Informação na Saúde

Resposta do Especialista

Esta página é meramente informativa, não é um serviço de consultas via internet. Em nenhum momento substitui sua consulta ao médico.

Vitoria - 10/01/2012 - MG

Dr., Minha mãe tem 74 anos, já fez safena e tem diabetes tipo II. Faz controle de hipertensão, mantém as dietas sempre em dia e a glicose dentro dos níveis aceitáveis. O último exame estava 118. O que mais me preocupa é a pressão. Faço o aferimento logo depois do café da manhã, antes de tomar os remédios da pressão e às vezes varia. Um dia 150x80, outras vezes 130x80. Permanece assim até o final da tarde quando chego do trabalho. A noite, sempre altera para 160x80 e até 180x80. O médico dela está adequando outros medicamentos. O que me preocupa é o fato de a noite haver esta alteração. O Cardiologista pediu que por medida de vigília procurássemos um nefrologista para conferir o funcionamento dos rins. O que acha desta alteração da pressão à noite?

Vitória, veja que a minha opinião é de alguém que está distante. Meu pensamento seria de que a medicação anti-hipertensiva deveria ser partida para ter uma dose pequena no final da tarde e cortar essa subida de final de dia (caso isso seja realmente todos os dias). Uma avaliação com mapa ou mrpa pode ser muito útil para entender o que está acontecendo.

Maria - 09/01/2012 - SP

Olá doutor, tenho pressão 9x5 e 10x6 toda vida, só que de repente do nada ela está indo pra 8x12 e 8x14 pelo menos uma a duas vezes por semana e o coração vai a 130 batimentos por minuto como se eu estivesse morrendo. Tenho síndrome do pânico já faço tratamento há 15 anos, sou extremamente ansiosa e preocupada com tudo e todos. Não posso ter dor física nenhuma que o coração já acelera e já começo a tremer. Me sinto muito bem com essa pressão de 9x5, 10x6 quando começa a chegar a 11x7 o mal estar começa. Sinto um desconforto muito forte no estômago e já sei que está elevada. Me ajude a compreender a elevação rápida porque sempre vou parar no hospital. Já faço todo ano exames cardíacos monitoramento de pressão e endoscopia, e esta tudo bem. Agradeço antecipadamente. Tenho 43 anos, às vezes tomo um pedacinho do remédio de pressão do marido por medo que fique estremo. Não páro de tremer, peso 49kg e não como óleo ou gordura, sou fumante e tomo frontal um calmante. Obrigado desde já.

Estimada, lendo o seu relato não fico preocupado com o comportamento de sua pressão. Sabendo de sua história de síndrome de pânico acho que tudo está dentro do quadro. Vou lhe dar um conselho: passe algum tempo sem medir a sua pressão. Acho que essa atitude lhe fará bem. O fato da pressão variar muito (mesmo sendo normal) está lhe transmitindo ansiedade.

Dayane - 09/01/2012

Olá meu marido tem 25 anos. Quando está preocupado a pressão dele que chega a 14 x 9. Mas ultimamente está em 12 x 6, é normal?

Essa oscilação está dentro de uma faixa de normalidade.

Kelly - 09/01/2012 - AP

Tenho 34 anos, 1,65m e peso 107 kg. Quando verifico minha pressão o pulso esquerdo informa 15 x 12 e o direito 12 x 8, qual o correto? Obrigada

A pressão a ser considerada será a maior. Como a diferença é substancial, recomendo visitar um cardiologista para ver se não existe doença arterial no braço de menor pressão.

Shirley- 06/01/2012 - RN

Oi, tenho 28 anos, em junho de 2010 os meus batimentos cardíacos chegaram a 180 bpm, fui pra urgência, o médico me medicou com Atenolol 25 mg e diagnosticou como taquicardia supra ventricukar. No ano de 2011 tive taquicardia 2 vezes, no qual os batimentos foram de 140 bpm. Já fiz o ecocardiograma, coloquei o holter, teste ergométrico e nos meus exames não acusa absolutamente nada. Fico nervosa com isso, os meus médicos dizem que não tenho nada e que pode ser meu psicológico. Morro de medo de ter novamente, vivo a base de Propanolol 40 mg e Citalopram 20 mg.

Shirley, de fato esses episódios de taquicardias paroxísticas são tremendamente assustadores e desconfortáveis. A notícia boa é que são extremamente benignos. Digo isso porque você já tendo feitos vários exames normais, posso afirmar que se trata de uma arritmia num coração normal. Lembro a possibilidade de também ser o que em medicina costumamos chamar de dupla via com reentrada, e nesse caso é bom recorrer a um especialista em arritmia, porque pode ser realizado um tratamento definitivo com ablação por rádio fequencia dessa via. Onde você reside? Uma dica importante: diante de uma crise, e antes de ir a um serviço de urgência visando uma reversão, você pode tentar duas coisas. A primeira é encher bem o peito de ar e fazer força na barriga sem deixar o ar sair - expiração com a glote fechada. Segurar o máximo que puder. Isso pode reverter o quadro. A segunda é provocar o vomito, colocando o dedo na garganta.

Thiago - 05/01/2012 - SP

Bom dia, tenho uma dúvida. Fiz uma cirurgia e depois de um mês tive um sangramento significativo no nariz, os médicos disseram que seria pressão alta, e já me deram remédio e pediram para passar no cardiologista. Passei e fiz exames, ele pediu para eu continuar com o remédio Inalapril de 10mg, manhã e noite. Não me adequei e troquei pelo Desarcor 8, 1vez ao dia e também não me adeqüei. Agora tomo Losartana 50mg um pela manhã e meio a noite, minha pressão este entre 14x9 e 13x9 isso é normal? Estou muito ansioso, sempre minha primeira medida é alta e depois que relaxo ela diminui, por isso esta margem, como posso fazer para melhorar? E se este fato de estar com medo sempre que tiro a pressão ela poder ter este aumento mesmo, isso é normal?

Thiago, essa correlação de sangramento nasal com pressão alta é pouco frequente. Posso até afirmar que no seu caso nada tem a ver. Se voltar a sangrar o caminho é procurar um otorrino e fazer uma cauterização. Quanto à pressão, se de fato você está precisando de remédio, quem vai decidir é seu médico e o controle em casa é com média de 12 medidas (4 por dia, manhã e noite, set de duas, durante 3 dias - Ampa), de 130 x 85 mmhg.

Jorge - 01/01/2012 - SP

Boa tarde. Gostaria de saber quais os valores das medições que são consideradas baixa, pois no manual do aparelho e no site só se fala em pressão alta, deixando de informar sobre a pressão baixa, que também é um problema grave. Obrigado.

Só podemos falar em pressão baixa quando se acompanha de sintomas. Uma pessoa pode ter pressão de 9x6 e ser absolutamente normal. No entanto, essa mesma pressão pode ser considerada baixa numa pessoa que acaba de ter sofrido um desmaio. Então para se falar em pressão baixa esta deve vir acompanhada de sintomas.

Lúcio - 01/01/2012 - MG

Boa noite dr. Tenho 45 anos sou diabético, tenho 1,67m de altura e peso 93 kg. Minha PA fica às vezes 140x10, 120x80,130x90 para idade minha qual seria a PA normal.

Uma coisa é pressão ideal que é 12x8 e outra coisa é pressão máxima para consultório que é 14x9. Para medidas de casa o valor máximo é de 13x8,5.

Henrique - 20/12/2011 - SP

Boa tarde dr., hoje ao acaso fui medir minha pressão, estava com dor de cabeça, compressão no ouvido, e dores no peito que vão de um lado para o outro, segundo o médico essas dores seria fibromialgia. Fui em uma ubs e estava 15x9, tomei um susto pois nunca tive problema de pressão, estou acima do peso, porem faço atividade física periodicamente, 3 a 4 vezes por semana , será que estou com problema de pressão....

Henrique, uma medida isolada não dá o diagnóstico de pressão alta. Precisa fazer pelo menos duas consultas para se ter esse diagnóstico.

Adalberto - 16/12/2011

Qual modelo de medidor de pressão mais indicado para aferição em crianças?

Estimado, o problema não é necessariamente o tipo do equipamento (poucos foram testados) o essencial é o adequado tamanho do manguito.

Raquel - 16/12/2011

Olá dr. Sou gestante de 31 semanas na segunda gestação. Sou hipertensa em uso de Atenolol de 25 mg. Faço o controle de pré natal normalmente. Tive uma crise hipertensiva que gerou uma internação no início da gravidez. Agora com 31 semanas em minha última consulta minha pressão estava a 160x90 mesmo estando medicada. É normal a pressão descontrolar assim mesmo com o uso do medicamento?

Raquel, o Atenolol não é um medicamento indicado para uso na gestação. Converse com seu médico sobre isso.

Ana - 16/12/2011

Boa tarde dr. Estou com 27 semanas de gestação e hoje pela manhã em uma consulta minha pressão estava 15x8 . Antes do almoço medi 2 vezes: 12x8 e 12x7. Depois do almoço estava 11,5x6,5. Devo me preocupar?

Pode ser apenas efeito do avental branco. Aconselho fazer uma visita a um cardiologista e fazer uma mapa para ficar mais confortável com a informação.

Marcus - 15/12/2011 - SP

Prezado dr, há 8 meses atrás tive crises de hipertensão (tenho 29 anos). Fiz o mapa e a média de PA foi de 160x100. Comecei fazer tratamento com psiquiatra e desde então passei a tomar 100mg de Sertralina por dia. Hoje, para minha surpresa, minha pressão está sempre entre 130x64 ou 12x60 e as vezes 140x68. Como estou me livrando dessa síndrome, gostaria de saber se essa queda na pressão pode ser pela minha melhora, pois fico preocupado pois a mínima não sai do 60 nunca. Parece engraçado, antes me preocupava com a pressão alta e agora acho que devido às crises hipertensivas fiquei com insuficiência cardíaca. Por favor doutor, o senhor acha que pode ser algo grave?

Marcus, não desejo lhe assustar e nem tampouco lhe deixar preocupado, mas uma média de mapa de 160 x 100 mmhg é diagnóstico de hipertensão. Mesmo que a pressão de consultório seja normal pode se tratar de hipertensão mascarada e merece atenção. Consulte seu médico.

Vânia - 13/12/2011 - SP

Meu pai tem o aparelho digital e por 2 vezes q tentamos verificar a pressão dele o aparelho não pegava, e a nossa media normal o que pode ter acontecido?

Isso acontece quando o paciente tem arritmia. É bom consulta um cardiologista.

Isabel - 13/12/2011 - SP

Boa tarde doutor, eu sempre tive a pressão arterial entre 7x11 e no máximo 12x8, hoje senti um pouco de dor de cabeça e um mal estar, parecia que meu corpo estava tremulo, fui aferir a pressão e estava variando de 14x8 e 13x8. Ouvi dizer que alho abaixa a pressão, isso é verdade? Eu já sou considerada hipertensa? O que eu posso tomar quando minha pressão estiver alta?

Isabel, isso que aconteceu pode não ter sido nada com a pressão. A pressão deve ter subido pelo mal estar. Você não deve estar hipertensa. Depois com calma repita a aferição.

Simone - 13/12/2011 - RJ

Olá doutor. Tenho 41 anos e a mais ou menos 2 meses tomo losartana potassica (Aradois) 12,5mg (1/2 comprimido de 25mg). Estava com a pressão 16x10, mas agora (após o início do tratamento) estou com a pressão a 11x7 e 12x8. Meu questionamento é o seguinte: perguntei a minha cardiologista se poderia tomar uma taça de champagne no natal, para brindar (mesmo tomando o remédio, tomo sempre na parte da manhã) ela me informou que poderia tomar até cerveja a partir do horário do almoço (tendo como base o horário do remédio sendo às 08hs), é possível? Não cortará o efeito do remédio?

Simone,concordo com sua cardiologista. Pode fazer esse brinde natalino com recomendação minha também. Feliz natal.

Sandra - 13/12/2011 - São Paulo

Tenho 49 anos e faz 2 anos entrei na menopausa. Antes minha pressão sempre foi entre 12x08 e 11x07, e agora tem tido picos de 12x10 e 14x12, entre isso as tonturas, palpitações e fisgadas no peito, minha mão esquerda formiga, isso tudo tem a ver c/ a menopausa? ou é um caso isolado ?

Sandra, a menopausa geralmente marca uma idade em que a hipertensão começa a aparecer. É bom consultar um médico para ver se já está hipertensa.

Lucas - 30/11/2011

Dr. Sou hipertenso, tomo Diovan 320 uma vez ao dia, mesmo assim minha pressão fica "estranha" pois fica em 11x7 até 14x9 , gostaria de saber se isso é normal e quanto tempo após fazer uma refeição salgada tipo fastfood o hipertenso passa mal ? Pois, às vezes 2min depois já passo mal, não sei se é emocional ou se de fato meu organismo responde imediatamente ao sal.

Você está bem controlado. Algumas pessoas apresentam uma sensibilidade maior ao sal e parece ser o seu caso.

Elane - 30/11/2011 - SP

Boa tarde! Doutor, minha mãe tem 76 anos, semana passada teve três coisa ao mesmo tempo, avc, ataque cardíaco, e o cérebro parou por alguns minutos, e foi colocado nela um marca passo, gostaria de saber se ela pode continuar tomar o Captopril.

Se ela toma o captopril porque é hipertensa, a colocação do marcapasso não muda nada na indicação.

Michel - 30/11/2011 - RJ

Tenho 23 anos e minha pressão tem dado 160 x 90, procurei um especialista e ele me receitou Losartana de 50mg, mas minha pressão não abaixa e o pior eu não sinto nem dor de cabeça nem nada .

Michel, a Losartana é um bom remédio na sua idade. A dose de 50mg é pequena e pode ser ajustada. A hipertensão geralmente é uma doença pouco sintomática ou mesmo assintomática.

Érika - 26/11/2011 - RJ

Boa tarde, tenho 35 anos . E uma semana para cá estou tendo mudanças variadas da minha pressão arterial, pela manhã está sempre normal, 11x 8 as vezes 12x8 e a noite esta 14x 8, semana passada ela foi a 18, eu não sou hipertensa normalmente é baixa, minha mãe é. Gostaria de saber se corro algum risco cardiológico, e se isso e normal. O que devo fazer?

Erika, você precisa de um diagnóstico: é ou não hipertensa. Aconselho procurar um cardiologista e realizar uma mapa ou uma mrpa.

Maria - 25/11/2011 - SP

Boa noite, meu pai fez implante de marcapasso ,gostaria de saber se toda vez que ele for ao médico irá fazer um eletro, e de quanto em quanto tempo e a consulta se pode comer de tudo ou tem restrição de alimentos.

Maria, essa decisão é do medico acompanhante. Periodicamente ele será submetido a uma avaliação funcional do marcapasso. Quanto à alimentação o uso de marcapasso não proíbe nada. O que proíbe é a doença que originou a colocação do marcapasso. Converse com o médico acompanhante sobre isso. Quem entende mesmo de dieta é nutriconista

Luisa - 25/11/2011 - AP

Olá estou gravida de 29 semanas e minha pressão é de 10x6, tenho tonturas ao deitar e ao levantar, mas as vezes tenho a 8x5. Que devo fazer? Ontem ate fui ao hospital e a pressão ficou normal.

Luisa, a melhor coisa que pode acontecer durante uma gestação é pressão baixa. Da algum tipo de sintoma, mas é temporário (no máximo 9 meses). Use meias elásticas que melhoram os sintomas.

Mara - 24/11/2011

Minha pressão está dando 14x9 nas caminhadas,12x8 de manhã,mas ultimamente tem variado entre 12x8, 13x8,13x 9, só que estou muito tensa tomando remédio para ansiedade e depressão,o psiquiatra acha que não devo fazer o MAPA agora e sim relaxar e o cardio acha que é bom fazer. Fiz exames de sangue vários tipos tudo normal e o eletro de coração normal também, não sei se relaxo ou faço o mapa, só choro com medo de ser hipertensa....

Aconselho a fazer a mapa. Ser hipertensa não é nenhuma tragédia. A tragédia é ser hipertensa e não fazer tratamento.

Suzy - 24/11/2011

Dr. Tenho 40 anos de idade e apesar da família do meu pai ter alguns hipertensos, minha mãe tem pressão máxima de 9x5. A minha pressão varia muito. Já fiz exames cardiológicos todos que possa imaginar e sempre dá normal. Acontece que sou ansiosa e, às vezes meço e dá 15x9; 16x9. Uma vez parei no pronto socorro com 17x11. Enfim, às vezes quando meço e dá 13x85 já fico preocupada e tomo medicação - Captopril 25mg. É errado o que faço? Tomar medicação para esses valores de pressão? 14x9 ou 15x9. Meu aparelho é de braço e digital. Às vezes acordo de madrugada com o coração acelerado e a pressão 16x9 ou 16x85. Nesses casos eu tomo medicação. Estou certa? Estou acima do peso e tenho resistência insulínica. Obrigada.

Suzy, você já tem duas coisas para resolver: perder peso e corrigir a resistência à insulina com atividade física. Faça uma MAPA para ver se não está também hipertensa.

Andrea - 22/11/2011 - MG

Boa tarde. Tenho 32 anos quero engravidar novamente, mas tenho medo de ter pre-eclampsia novamente, já que na segunda gestação eu tive. Será que posso engravidar novamente sem medo. Obrigada.

A chance de ter novamente é enorme. Tem que avaliar bem o risco que vai correr.

Simone - 22/11/2011

Bom dia! Estou com 33 anos e tem 02 semanas que venho me sentindo mal (tonteiras, as vistas escurece, sensação de desmaio, dor na nuca e na testa). Depois da 4ª vez sentindo esses sintomas, resolvi aferir a pressão e deu 150x90. Sendo que o normal dela sempre foi 10x60. A orientação que recebi é que eu faça a aferição durante essa semana e após procurar um cardio. Uma coisa que percebi é que sempre me sinto mal entre o horário de 11:30 e 16:00 h. Antes ou depois deste horário fico bem. Estou preocupada. O que pode ser?

Simone, não acredito que isso seja decorrente de alterações na pressão. Você ainda é muito jovem e a hipertensão sempre aparece numa idade mais avançada. Procure um clinico geral para fazer avaliação dos sintomas.

Eurides - 17/11/2011 - MT

Boa tarde Dr. Estou em uso de Diovan 320 e Espironolactona 24 de manhã. Durante o dia a minha pressão tem ficado 11x8, 11x9 e fico com medo de derrame, a noite tomo Selozoc de 25 e quando estou em repouso a minha pressão fica 9x6, 8x5 e em pé fazendo alguma atividade a noite chega a ficar 11x8, 10x7 fico com medo porque me disseram que minha pressão esta muito baixa. Isso é verdade?

De fato você pode estar precisando fazer um ajuste na medicação. Faça 3 dias de medidas, duas pela manhã e duas à noite, sempre antes dos remédios e na próxima consulta leve os valores médios para seu médico. Você pode ter efeito do avental branco e no consultório ele não está detectando esse problema.

Aline - 17/11/2011 - MG

Olá, tenho 31 anos e tomo Atenol l50 mais Clortalidona 12,5. Ultimamente minha pressão está 10x7 é normal? Ontem senti uma falta de ar e fui sumindo, mais logo voltei ao normal, o que pode ser, cansaço?

Aline, essa pressão é normal sim. Quanto ao cansaço é bom ver se esse remédio está desencadeando crises de asma em você. Os betabloqueadores como Atenolol, não devem ser usados em pessoas com histórico de asma bronquica.

Fabiano - 17/11/2011 - RJ

Estou usando o MAPA e gostaria de saber se trocando as pilhas e reiniciando o aparelho eu perco as medições anteriores. E se é normal em algumas medições ele ficar apitando.

Fabiano, não perderia as informações a troca de bateria e os avisos sonoros deveriam estar desligados a partir de 23 horas. Servem para você relaxar o braço anunciando o inicio da medição.

Raquel - 17/11/2011 - PR

Olá Dr, há dois anos atrás comecei a ter taquicardia e palpitações, pressão alterada, e fiz todos os exames que se possa imaginar, eco, eletro, holter, sangue...nada. Como as freqüências no hospital eram normais a noite eu chegava lá eles me medicavam com remédio, a pressão baixava na hora mas não demorava muito alterava de novo, outro dia quando acordei tive outra crise, mas dessa vez de manhã e uma médica diferente me atendeu no hospital. Me surpreendi porque ao invés de me dar remédio pra pressão ela me deu um calmante e a minha pressão imediatamente baixou. O que pode ser tudo isso? Não da pra entender.

Pode ser síndrome de pânico. Procure um colega psiquiatra ou que trabalhe com medicina psicossomática.

Franciele - 17/11/2011 - PR

Olá de uns 20 dias minha pressão fica baixando e subindo para 16x10. Já fiz um eletrocardiograma e deu normal. Pode ser falta de circulação no sangue? Me ajude estou preocupada.

Franciele, a pressão é assim mesmo varia muito, a cada batida do coração. O importante é a média de 24 horas. Peça a seu médico para fazer uma mapa ou uma mrpa.

Benito - 17/11/2011 - MG

Dr. fui paciente ancológico. Mais há 30 anos tive certo pânico de pressão alta, depois passou, pois fui tomar minha cerveja e esquecia os problemas da pressão. Após passar este tempo todo tive câncer. Após o câncer e estar estabelecida a cura, graças a deus. A pressão começou a me colocar ansioso de novo. Ai o que acontece? Vivo medindo pressão. Sobe uma vez por mês, mais a media e 11 x 8 vai ate 14 x 10 mais quando sobe vai a 18 x 12 mais nas maioria das vezes estar boa. Mas a cabeça nunca acha e vai eu sempre medir pressão. Agora criei até pânico de viajar, com medo, de que não sei. Tomo remédio Nifelat e Diupres de manha. E a noite tomo um Diazepan. Mas se passar dois dias sem medir pressão já fico preocupado.

Benito, voce me parece mais dominado pelos números da pressão. Já que está medicado peça a seu médico para fazer uma MAPA ou MRPA. Valores de PA de 24 horas menores ou iguais a 125 x 75 e de MRPA menores que 130 x 85 mostram um perfeito controle da PA.

Solange - 17/11/2011 - SP

Olá boa noite. Gostaria de tirar uma dúvida, sempre tive a pressão super baixa tipo: 8x5, 9x6 e 10x7 sempre foi assim. Ttenho 35 anos 1,56 alura e 59kilos. E de dois meses pra cá tenho sentido dores na nuca e vontade de vomitar, quando verifiquei a pressão pela primeira vez estava 14x8, fiquei apavorada porque estou sentindo muito enjôo e dor na nuca. Como pode a pessoa ter a pressão hiper baixa e de repente passar a ser alta? Pois parece pouco, mas esta me incomodado muito o que acha disso ?

Solange, não podemos fazer essa pronta correlação dos sintomas com o fato da pressão um pouco elevada. Procure um médico e peça para fazer uma MAPA ou uma MRPA.

Alina - 16/11/2011 - SP

O aparelho que adquire modelo HEM-742INT, é apropriado para idoso de 92 anos. (quando comprei não recebi informações que possuem outros modelos)

Sim, pode usar com segurança

Marcus - 16/11/2011 - SP

Bom dia Dr, por favor me ajude. Quatro meses atrás estava com a pressão por volta de 17x10 constantemente, fiz ecocardiograma constatou apenas o prolapso da válvula mitral. Comecei a fazer tratamento com psiquiatra e tomo 100mg de Sertralina por dia. Agora estou preocupado, pois minha pressão está variando com a mínima sempre baixa: 12x6, 13x6, 14x6 e as vezes 15x7. Hoje está 10x6. Por favor, gostaria de saber se isso pode ser um sintoma de insuficiência diastólica por causa do meu problema de hipertensão do passado e ter surgido após eu ter realizado o ecocardiograma, ou pode ser normal esses valores de pressão.

Marcus, fica tranqüilo esses valores são absolutamente normais.

Barbara - 16/11/2011 - DF

Bom dia, a minha pressão 16 x 11 já fui no médico, ele me passou Rivotril. Tenho 32 anos, mas continua alta e estou sentindo umas dores no peito isso pode ser o que?

Barbara, se foi medicada com Rivotril há possibilidade de seu médico ter pensado em síndrome de pânico. No entanto, como sua pressão permanece alta sugiro fazer uma MAPA ou uma MRPA.

Margarete - 31/10/2011 - SP

Tive pré-eclampsia em 2007, minha PA foi a 18/11,estava c/ 3 meses de gestação. Fiquei aferindo minha PA durante 1 semana após esse incidente.Atualmente está 12/08, mas sempre quando vou ao médico minha PA está 16/11 e saindo dali ela volta ao 12/08. Há necessidade de eu tomar medicamento para controle?

Isso caracteriza o que denominamos de hipertensão do avental branco. Não precisa de remédio, mas de vigilância periódica (pode evoluir para hipertensão), e mudança de estilo de vida - perder peso, parar de fumar, andar, diminuir sal e aumentar frutas verduras e legumes.

Kátia - 30/10/2011

Tenho 27 anos, 1,67m, 75 kilos, minha pressão sempre foi 10x6, há alguns dias comecei a me sentir mal, enjôo, muita tontura (diárias e freqüentes), houve até vômito, muita dor de cabeça, bebo socialmente, bebida destilada, e fumo apenas 1 cigarro por dia. Porém aos finais de semana esse número aumenta. Resolvi conferir minha pressão, o que assustei, 13x10! Já marquei consulta com um cardiologista, minha ginecologista já havia pedido vários exames, insulina, glimecia, prolactina, urina, estou no aguardo desses, pra ver se responde por esse aumento na pressão.

Kátia, se for uma medida isolada não há nenhum motivo de preocupação. Faça 3 dias de medidas, 2 pela manhã e duas à noite, e veja se a média dessas medidas está acima de 130 x 85. De qualquer maneira a sua ida aos médicos indicados está correta.

Artur - 26/10/2011

Bom dia, gostaria de saber qual é a melhor braçadeira para a medição da tensão arterial para uso no braço da marca OMRON, a braçadeira mais resistente ou a maleável, as diferenças entre estas duas. Obrigado pela resposta.

Recomendo qualquer uma das duas. O importante é usar aquela que já acompanha o equipamento porque para ela foi devidamente testada.

Clever - 25/10/2011 - MG

Tenho reumatismo ósseo, doença autoimune que está calcificando a coluna, como não adianta cirurgia, já fiz 5, estou tratando apenas na clinica de dor e fui recomendado a comprar o medidor de pressão. Pois os narcóticos administrados para conter as dores de compressão medular (são intensas), além de baixar a pressão. Minhas medidas diárias sempre estão 10x5, 9x5, raramente 11x7. Até quanto pode ser considerada normal no caso da hipo antes de procurar o médico?

Consideramos que a pressão está baixa quando vem acompanhada de sintomas, por exemplo: tonturas e desmaios. O simples achado de uma pressão 10 x 6, 9 x 6 não consideramos hipotensão. É achado comum especialmente em mulheres magras.

Ariana - 24/10/2011 - PR

Olá Dr. Tenho 26 anos e estou grávida de 26 semanas e esta é minha segunda gestação. Na primeira, tive pré eclampsia e tive minha filha com 36 semanas. Agora também apresento o mesmo problema, minha PA já ultrapassou 14x10, ganhei 7 kg em um mês, meus pés, mãos e rosto já estão inchados, quais as chances do meu filho ter que nascer rematuramente e quais deveriam ser os cuidados médicos?

Ariana, infelizmente a chance de você ter outra gestação complicada é grande. O conselho que daria é fazer o máximo de repouso físico e mental, e discutir já com seu medico o uso de Metil dopa. Desejo-lhe sucesso.

Maria de Lourdes - 24/10/2011 - São Paulo

Ola dr, gostaria de saber quais as causas da pressão variar sempre. Minha sogra tem 83 anos agora vive sempre internada, a pressão não estabiliza e os médicos não falam nada. Estou preocupada, as 8h está 11x08, às 12 está 14 x10, já chegou 20x02 ficou uma noite no balão o que será? Me ajude a saber o que minha sogra tem.Ela usa colírios, o pior é que faz exames e falam que está bom. Na hora que chega ao pronto socorro correm, fazem o eletro e não dá nada. Ela já fez ecocardiograma e dizem que estar na normalidade. Não entendo, por favor me responda.

Maria de Lourdes, a pressão variar é coisa normal. Nas pessoas idosas duas coisas temos que considerar: a) a presença de hipotensão postural que no idoso é freqüente e ruim porque pode provocar desmaios; 2) a outra coisa são as doenças desautonomicas. Isso é bastante comum em pacientes diabéticos. Uma orientação que sempre dou a meus pacientes é evitar mudanças bruscas na posição. Quando deitado e for se por de pé, fazer isso em etapas, primeiro sentando na cama.

Marcia - 10/10/2011 - São Paulo

Meu pai tem 80 anos e a pressão é sempre 10x6, ou às vezes 9x5, o batimento cardíaco sempre está entre 63 a 70 bpm, reclama de estar aéreo e com muito sono. É normal?

Marcia, por ter pressão normal é que ele viveu já 80 anos. É bom levá-lo ao neurologista para avaliar os sintomas.

Odila - 10/10/2011 - São Paulo

Boa tarde doutor! Tenho 61 anos, peso 90 quilos. O cardio diz que estou no time das hipertensas. Na consulta, verificou a PA em 17x10, isso continuou mesmo sendo medicada com Diovan 320/ 25 mg e acrescentou-se Ablok. Ficou na mesma subindo e descendo. Agora, passado 3 meses, fica em 120x70. Quando acordo às 5:30h da manhã já aferi para saber, e a tarde e noite também. Às vezes sobe para 130x80. No ECG deu Bloqueio completo ramo direito do feixe de His. Mesmo assim gostaria de saber do senhor: vou precisar desses remédios a vida toda?

Possivelmente irá tomar remédio para sempre, mas parabéns pelo belíssimo controle alcançado.

Rosana - 05/10/2011 - Bahia

Tenho 34 anos tomo Captopril há 3meses, falei com o médico que eu estava amamentando e mesmo assim ele passou esse comprimido. Meu bebe tem 1 ano.

Precisa discutir com seu médico sobre o uso do Captopril na amamentação.

Silmara - 05/10/2011 - PR

Olá estou grávida de 23 semanas. Hoje acabei de chegar do médico e minha pressão estava 130x80 e meu coração disparando mesmo eu estando parada. Ele me pediu pra fazer um eletrocardiograma. Devo fica com medo? Pois o médico não me falou nada e fiquei na dúvida.

Silmara, durante a gestação a freqüência cardíaca pode ficar mais elevada. Isso não assusta. O que deve ser vigiado em você é a pressão que ainda está normal. Fique tranqüila e vigilante.

Camila - 03/10/2011

Oi sou gestante de 18 semanas no inicio da gravidez. Minha pressão estava 10x5 mas agora ela só fica 12x8, 11x7 é normal ou posso ainda dar uma pré eclampsia?

Camila, sua pressão ainda é normal. Seria interessante pedir ao seu medico para fazer um MAPA ou uma MRPA.

Maria Cristina - 03/10/2011

Bom Dia, sou hipertensiva e tomo o remédio Aradois 100/25mg para baixar a pressão. Minha pressão sempre foi 13/8 14/8, porém agora tenho notado que ao medir a pressão ela esta em torno de 10/6 as vezes fica entre 9/6 será que é normal ficar assim?

Pode ser que seja necessário fazer um ajuste na sua medicação. Quem sabe tomando apenas um dos remédios. O Aradois h é uma associação de dois remédios. Procure seu médico e relate isso para ele. Antes de ir à consulta meça PA 2 x pela manhã e duas vezes à noite, durante 3 dias e leve as médias para entregar ao seu médico. Isso o ajudará a tomar uma decisão.

Elisabete - 03/10/2011 - RJ

Minha pressão está controlada com Atenalol de 25mg, 2 vezes ao dia. Porém venho reclamado com os Cardiologistas sobre o inchaço da minha perna esquerda há mais de um ano. Nunca tenho uma resposta de nenhum deles. O ultimo que está me atendendo, me passou um Cintilografia desde junho, mas como é da rede pública, ainda estou na fila e sem previsão de tempo. Enquanto isso, ele não me libera para fazer nenhuma atividade física e como sofro de Fibromialgia e Hérnia dical, na Cervical e Lombar, cada dia a situação piora mais. Tem uma veia no braço o esquerdo e no peito esquerdo que estão cada dia mais forte e visível, mas como não tenho a quem recorrer, vou fazendo caminhadas e minha alimentação é sempre a base de frutas, legumes,verduras, aveia, água etc...Estou aguardando vaga no HFAG. aqui no RJ.

Elisabete, se você tem mais de 55 anos o Atenolol não é um bom remédio para você mesmo que ele esteja controlando a sua pressão. Também não podemos responsabilizá-lo pela inchação na sua perna. Como é apenas uma perna que está inchada o problema deve ser angiológico. Assim você precisa uma consulta com angiologista.

Olá, boa tarde! Apesar de ter ainda 47 anos, vou procurar o Angiologista. É que eu dependo da rede pública, apesar de ser Aeronáutica, nunca fui orientada a nada, nem sobre a Fibromialgia, nem sobre nenhum dos tantos problemas de saúde causados pela própria Fibromialgia! Dr. Marco, muito obrigada pela orientação e carinho!Que Deus ilumine sempre sua vida e que te abençoe hoje e sempre.
Att. Elisabete.

Almir - 30/09/2011 - São Paulo

Dr. sempre pratiquei esportes não fumo mais bebo somente cerveja nos finais de semana, parei de praticar esportes, sofro de síndrome do pânico e sou muito ansioso, engordei 23 Kg peso 93 Kg, há tempos atrás comecei a medir a pressão arterial com freqüência e percebi que a pressão não sai da medida de 16x10 já chegou até 18 x 10, percebo que a máxima altera muito a mínima esta alta mais não altera muito fica na casa dos 10 que é considerada alta, o que faço?

Adalmir, essa pressão repetidamente alta exige uma visita ao médico. Você deve estar hipertenso. O fato de você ser cuidadoso com sua saúde não impede de ter ficado hipertenso. No entanto, isso é uma grande vantagem porque irá facilitar o seu tratamento.

Raquel - 29/09/2011 - Amapá

Olá! Corro regularmente, mas sempre tive meus batimentos altos, apesar da pressão ser baixa. Normalmente corro acima do meu máximo que seria 192 e demora para baixar quando em repouso. Já consultei o cardiologista e não foi encontrado nenhuma alteração. Todos ficam assustados, mas não sei o que posso fazer?

Estimada, uma coisa que pode ser feita é usar pequena dose de betabloqueador (consultando seu médico) para inibir a atividade simpática. Deve pesquisar também problemas tireoidianos e anemia (talassemia). O simples aumento da FC em repouso é um fator de risco.

José - 29/09/2011 - Recife

A minha pressão arterial sempre está com valores superiores (14 x 8, 15 x 9, 16 9) entre três e cinco horas da manha, isso é normal? Durante o dia ela varia de 11 x 6 a 13 x 7.

Estimado, caso você desenvolva uma atividade noturna (trabalhar em plantões) isso é esperado. Caso contrário, e se você é hipertenso, é interessante conversar com seu medico para usar também remédio à noite.

Fernanda - 18/09/2011

Bom dia, estou gestante de 27 semanas na minha terceira gestaçao. Na minha primeira gestação eu tive eclampsia e na segunda eu tive pré eclampsia. Nessa gestação a medica já introduziu metildopa pois minha pressão sempre da uns picos de 15x10, 16x10, 14x9. Gostaria saber se isso é normal ou é uma consequencia de novamente uma pre eclampsia.

Fernanda, se você evoluiu com pressão normal depois da segunda gestação já podemos falar em pre eclampsia. Se você já entrou nesta gestação com pressão alta chamamos de hipertensão com pre eclampsia superajuntada. O remedio é esse mesmo e além disso aconselho o repouso físico e mental. Sucesso para você e seu bebe.

Ronaldo - 08/09/2011

O médico me disse que poderia suspender o uso do medicamento candesartana cilexetila, 16mg, caso eu emagrecesse. Mas como é que o médico avalia essa possibilidade? Se estou tomando o remédio, como dá para saber se a hipertensão melhorou?

Ronaldo, ele vai fazer uma tentativa de lhe deixar sem remédio por algum tempo depois da perda de peso, e saber se de fato a pressão ficará dentro de valores normais. Perder peso chega a reduzir em 14 mmhg a pressão arterial.

Isabel - 01/09/2011 - São Paulo

Por favor,tenho 39 anos estou de estou de 16 semanas de gestação. A minha pressão era de 12x8, depois 11x8 e agora parou 10x7. É normal?

Normalíssimo e desejável para 16 meses de gestação. Continue vigilante, especialmente no sexto mês quando pode acontecer novidades.

Lucia - 01/09/2011 - Rio Grande do Sul

Tenho 41 anos e gostaria de saber porque minha pressão num mesmo dia está altíssima e duas horas após tomar o remédio vai a 5x4 e em seguida vai a 20x15 ou 22x15.

Pressão variar é normal. Quando a variação é muito grande pode ser um problema chamado feocromocitoma.

Lusinete - 01/09/2011 - Paraíba

Desejaria maiores informações, as razões porque o paciente portador de hipertensão terá que consultar, antes de usar este monitor o seu médico cardiologista. Existe algum efeito colateral para o paciente de hipertensão crônica?

É interessante essa consulta para que o seu médico sugira um equipamento próprio e validado.

Maria - 18/08/2011 - São Paulo

Gostaria de saber se o aparelho digital para pressão arterial é mesmo seguro, ou seja, se é confiável o resultado. Muito obrigada.

Sim, os equipamentos digitais são confiáveis desde que clinicamente validados e calibrados.

Jaira - 18/08/2011

Olá Dr. tenho 33 anos , minha pressão sempre foi 12x8 e desde o dia 11/06 tem variado. Às 09h deu 14x9, as 14:29h deu 13x8 e as 20:00h deu 12x8 . Sou muito ansiosa e quando vou aferir meu coração fica acelerado. Posso ser considerada hipertensa? E o uso de anticoncepcional pode aumentar a pressão? Tomo injeção mensal.

Jaira, o uso de anticoncepcional pode de fato levar a hipertensão. No seu caso não vejo motivo de preocupação, porque isso apenas expressa um fenômeno totalmente normal da pressão arterial denominado de variabilidade, relaxe.

Marcus - 15/08/2011 - São Paulo

Bom dia Dr. Tempos atrás, enviei uma pergunta para o senhor pois estava com pressão alta e síndrome do pânico. Há quatro meses tomo 50 mg de sertralina, mas agora minha pressão está baixa, com média de 11x5. Fiz eletrocardiograma e única coisa que foi descoberto é um prolapso da válvula mitral. Gostaria de saber se a pressão 11x5 pode ser sinal de algo grave ou se pode ser considerada normal. Mais uma vez muito obrigado, acho que por causa da síndrome do pânico fico muito nervoso em relação a minha saúde.

Estimado Marcus, esse valor de pressão é um excelente sinal, comemore.

Emerson - 12/08/2011 - São Paulo

Ola, tive uma crise hipertensiva há 2 anos durante uma viagem, onde minha pressão chegou a 16 x 10, de lá para cá fiz vários exames eletro, mapa ,sangue ,urina e não apresentou anormalidades , o medico me passou captropil no inicio , mesmo assim continuei com sintomas vistas turvas e muita tontura, mal estar, sensação de desmaio. Ai ele trocou meu medicamento para losartana 50 mg , mesmo assim os sintomas continuam e parece que pioraram, por favor o que pode ser essas tonturas?

Estimado emerson, questiono se esse primeiro episódio tenha sido uma crise hipertensiva. Como voce está sintomático e não melhorou com o tratamento sugiro dois caminhos: a) visita ao otorrino para investigar possível labirintopatia; e b) visita ao neurologista.

Abigail - 13/07/2011 - Minas Gerais

Boa noite! quando a pessoa fica nervosa a pressão baixa ou sobe?

A tendencia é que a pressão suba. Na verdade o que acontece mesmo é um aumento na variabilidade da pressão, que se torna mais intenso. .

Ronaldo - 08/07/2011

Doutor, recentemente fui ao cardio e o mesmo, em apenas uma aferição isolada disse que eu teria que tomar, durantes alguns meses. 16mg de candesartaana cilexetila, pois no dia, a minha pressão deu 15. Preocupado, comprei um medidor digital de pulso, mas a pressão dificilmente chega a 14 x10. No braço esquerdo, as medidas dão sempre valores abaixo de 12 x 9. No direito, a minha pressão, como escrevi, já chegou a 14x10.O que há de errado comigo?

Ronaldo, o diagnóstico de hipertensão deve ser dado com pelo menos duas medidas da PA, e em mais de uma visita. A não ser que você já tenha o que chamamos de sinais de lesão em órgãos alvo. A medicação prescrita é boa. Aconselho a fazer o que chamamos de AMPA (3 dias antes da visita, fazer duas medidas antes de tomar o remédio e duas à noite antes do jantar). No final de 3 dias você terá 12 medidas. Fazer uma média e levar para seu médico. Isso o ajudará a tomar uma decisão quanto ao seu diagnóstico e conduta posterior.

Lucia - 05/07/2011 - Rio Grande do Sul

Doutor, tenho 22 anos, 1,80m de altura peso em torno de 70kgs, e minha pressão só fica alta de manhã em torno de 13x10 e chega até a 17x14 dependendo do período do dia. Já fui a um especialista tentei vários medicamentos diferentes. Já fiz todos os exames e não tenho nenhuma causa aparente para esse problema, nem tomo mais os remédios, mas levo uma vida normal, o que posso fazer para melhorar esse quadro?

Murilo, aconselho a fazer uma monitorização da pressão arterial de 24 horas (MAPA). A pressão do despertar tem um valor extraordinário, e quando está sempre alta deve-se pesquisar o que está acontecendo com o sono. Sendo assim essa avaliação pode ajudar a tomar uma decisão quando a necessidade de tomar remédios.

Francisco - 13/07/2011 - Pernambuco

Minha pressao e 15x80, pode ser considerada alta?

O diagnóstico de pressão alta (hipertensão) é dado em duas consultas médicas com medidas acima de 14 x 9. Uma medida isolada não confere o diagnóstico, apenas levanta a suspeita.

Karinna - 04/07/2011

Tem dias que sinto muita tontura, fraqueza, sonolência, vista embaçada e muitas das vezes chego a segurar nas coisas para não cair. Uma vez fui no médico e ele disse que ela estava um pouco baixa, estava 9x7, mas não me aconselhou nada. Tenho 20 anos e tenho esses sintomas com frequência. Ontem mesmo eu não aguentei levantar da cama, queria ficar o tempo inteiro deitada e quando levantava eu sentia muita tontura e fraqueza. Isso é normal ou eu devo procurar ajuda médica?

Estimada Karinna, é interessante procurar um médico.

Luiz - 04/07/2011 - São Paulo

Bom dia, tenho 41 anos, 76 kg,1,67m e estou com uma dúvida.. Na minha família quase todos são hipertensos. Descobri aos 24 anos quando fui ao hospital porque estava com visão embaçada e minha pressão estava 17x10. De lá pra cá procurei um cardiologista, fiz vários exames de sangue. Colesterol, triglicérides alterado em 30% média, pois estava com 84 kg. Fiz regime, perdi 15 kg e minha pressão ficou sempre na faixa dos 12x8. O problema que de um tempo para cá principalmente quando esfria muito percebi que ela altera um pouco para mais. Começei a medir 5x por dia e o resultado sempre de manhã 125x85, antes do almoço 130x88, após o almoço 120x76, as 18h 135x90, a noite sentado no sofá 120x75. Pois não tomo nenhuma medicação, fui ao cardiologista e lá estava 160x90. Ele me disse ser emocional pois estava com a frequencia card. alterada e super tenso..uma semana depois no hospital fiz esteira no início estava 140x80 depois de 10 minutos de esteira acelerada ela chegou a 200x10. No eco cardiograma com eletr. deu normal. O meu médio disse ser normal e falou que pode ser problema emocional que seria considerado normal. Será que preciso de algum medicamento?

Estimado Luiz veja quanta coisa importante você me falou: a) a importância de perder peso para o controle da pressão arterial. Precisa alémdisso andar, comer menos sal e aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes. Se bebe moderar bebida alcoólica; b) a sua pressão sofre uma variabilidade grande mesmo em casa, e isso é normal; c) essa subida durante o teste de esforço é também esperada e não serve para ajudar no diagnóstico de hipertensão; d) finalmente, a decisão de seu médico em não fazer de saída um medicamento para a pressão, deve ser porque ele acredita que você pode ter o chamado efeito ou mesmo hipertensão do avental branco (pressão alta perto dele e normal em casa). Antes de ir para a próxima consulta meça a PA duas vezes ao dia pela manhã e duas vezes à noite, durante 3 dias e leve a média para ele.

Diana - 01/07/2011

Sinto umas palpitações tipo paradas no coração. Minha pressão está 12 x 4. É normal?

Essas palpitações conforme descreve podem ser extra-sistoles. Nem sempre é importante, mas se nunca sentiu e de repente passou a sentir é tempo de procurar um médico.

Jeferson - 27/06/2011 - Pernambuco

Minha pressão na parte da manhã é 10x6, na parte da noite ás vezes vai até 11x7. Gostaria de saber se é normal ou não.

Jeferson, fica tranquilo que isso é absolutamente normal.

Rodrigo - 14/06/2011 - Rio Grande do Sul

Ola tenho 22 anos. Estava sentindo muita dor de cabeça, resolvi medir minha pressão de uma em uma hora durante dois dias e anotei em um papel. Ela só deu de 15x10 pra cima e níveis altos. Levei a um médico e ele me disse que sou hipertenso. Comecei a tomar Enalapril 10mg, um de manhã e 1 a tarde. Já se passou 4 dias e minha pressão não baixa. Demora para o remédio conseguir controlar a pressão?

Esse remédio que você está tomando tem sempre uma ação muito rápida. O que não pode acontecer é você ficar ansioso e esperar essa resposta imediata. Se desligue um pouco da medida da pressão por uma semana e depois volte a verificar. Quanto tempo seu médico combinou para você retornar? Atente para as orientações de perder peso, andar, comer com pouco sal e aumentar frutas verduras e legumes, além de moderar bebida alcoólica, se for o caso.

Wirlandei - 13/06/2011

Olá, tenho 32 anos certa vez medi a pressão e deu 12/10. O que pode ter acontecido?

Sempre que a pa for muito próxima (sistólica e diastólica) é bom repetir que pode ser erro. Descanse uns 2 minutos e repita.

Abadia - 11/06/2011 - Minas Gerais

Olá tudo bem? Meu pai usa marcapasso, e bebe bebida alcoólica. Quais os riscos? Sempre que bebe ele passa mal, começa a tremer,etc. O que eu devo fazer? Obrigado.

O uso de marcapasso e bebida alcoólica não pode trazer graves consequências. Precisa ver a quantidade ingerida. Pequenas doses de bebida alcoólica, como duas latinhas de cerveja, ou duas doses de 30ml de bebida quente ou duas taças de vinho, são bem absorvidas pelo organismo. O problema é a habitualidade e a quantidade. É bom ver também se seu pai tem problemas no fígado, porque nesse caso mesmo pequenas quantidades não são toleradas pelo organismo.

Sheila - 03/06/2011

Tenho 45 anos, sou diabética e tenho hipotireoidismo. Tomo metaformina 850, 1 x ao dia e Puran 4 de 75, 1 x ao dia. Tenho um pouco de inchaço nas pernas e a médica prescreveu 1 comprimido/dia de hidroclorotiazida. Meço o açúcar e a pressão regularmente, pois tenho aparelho. Fico preocupada com minha PA que fica com os números muito próximos, como hoje: 115 x 90, batimento 98. Esses valores muito próximos, são normais ou indica algum problema de saúde? Obrigada.

Existe uma modalidade de hipertensão que o componente diastólico é o que se altera, parece ser o seu caso. No entanto, lembro que os equipamentos oscilométricos, podem dar esse erro de convergência das duas pressões por movimentação do braço ou das mãos durante a leitura. Sempre que houver uma diferença pequena (menor que 20 entre as duas medidas) provavelmente trata-se de erro. Aconselho que não se assuste, dê um intervalo de tempo e repita a medida da PA.

Lourdes - 24/05/2011

Dr. Boa Noite, Gostaria de saber porque o monitor de pressão arterial de pulso, adverte que se tiver algumas das seguintes doenças: Hipertensão grave, diabetes grave, arteriosclerose grave, doença grave dos rins ou doenças vasculares que possam comprometer a circulação, consulte o médico antes de usá-lo. Qual o problema que pode gerar o uso do aparelho a essas pessoas. Agradeço a atenção.

Não há nenhum problema que você use nessas situações. A recomendação existe porque são situações ainda não devidamente testadas para esse tipo de medida.

Maria - 20/05/2011 - São Paulo

Bom dia Dr, Me senti muito mal há um mês e minha pressão estava 12x16 com grandes variações, no pronto socorro. Nada baixava. Tomo Atenol 25 e o médico passou Lanzacor 50. Mas verifiquei que minha pressão está mesmo é completamente desregulada, e tomando os 2 remédios piorei muito. Parei com o segundo pois de manhã verifiquei que minha pressão está baixa, 8 x12 variando. Ontem fiquei o dia todo com pressão baixa, 6x11 até 8x13 acabei nem tomando nada. Como procedo, está certo eu tomar medicamento só quando tiver alta? Minha próxima consulta é só em agosto, e mesmo a médica sabendo desta variação, só mandou acompanhar e tomar os 2 medicamentos.

Estimada Maria, acho que você está valorizando muito essa variação da pressão que é coisa absolutamente normal e esperada. Um conselho que lhe daria é que procurasse se desligar da pressão e seguisse a recomendação de sua médica. O que você relata como pressão baixa é uma pressão esperada e não preocupa.

Talita - 20/05/2011 - Amazonas

Minha pressão fica em torno de 11x7 e varia 10x6 a 9x5. Só quando ela está com 10x6 e 9x5 sinto tontura, muito sono, fraqueza e formigamento nas mãos e pés, o que será isso?

Talita, essa sua pressão é normal. Não acredito que esses sintomas estejam relacionados a essa variabilidade (que também é normal). Procure outra causa para o que está lhe acontecendo consultando um médico .

Roberto - 11/05/2011 - São Paulo

Qual a vantagem de medir a pressão de manhã e à noite. Quais os melhores horários?

Caro Roberto, se você é hipertenso e toma remédio a medida pela manhã reflete o momento em que a medicação está no nível mais baixo na corrente sanguínea, e no final do dia (a noite) podemos calcular a chamada relação manhã/noite, que revela como foi o controle da vigília. Então aconselho medir duas vezes, depois de cinco minutos de repouso e intervalo de medida de 1 minuto, de manhã e noite, três dias antes da consulta ao medico e levar a media das 12 medidas.

Lourdes - 06/05/2011

Dr. Boa Noite, quantas vezes ao dia é o ideal para aferir a pressão? Agradeço a atenção.

O que recomendo é 3 dias antes de ir ao médico fazer 2 medidas pela manhã, depois de 5 minutos de repouso e intervalo de 1 minuto entre medidas (se tiver em uso de remédio, antes da tomada), repetir isso à noite antes do jantar e fazer por 3 dias. No final você terá 12 medidas. Faça a média delas e leve para seu médico acompanhante.

Milton - 06/05/2011

Dr. minha pressão basal está marcado 80BPM, esse valor é considerado NORMAL ou ela está baixa.

Estimado Milton, esse valor não é de pressão e sim de frequencia cardíaca. posso lhe dizer que é normal.

Antonio - 05/05/2011 - São Paulo

Sou safenado e as medições de pressão arterial em meu braço esquerdo não representam a real pressão. Existe algum medidor Omron com braçadeira para o braço direito? Se possível, indicar o melhor modelo disponível. Grato.

Estimado Antonio, o fato de ter sido safenado não deveria prejudicar a leitura da PA no braço esquerdo. Os aparelhos Omron com manguito preferencial para o braço esquerdo também se adaptam facilmente para qualquer braço. Recomendo o HEM-742INT.

Marcus - 27/04/2011 - São Paulo

Bom dia, tenho 29 anos, passei mal 1 hora depois de fazer um exercício físico. Antes disso meus batimentos cardíacos já haviam baixado. Sentei no sofá, comecei a me sentir mal e minha pressão estava 17 por 10. Tomei remédio fui ao cardiologista e minha pressão passou a variar entre 12 por 9 e 15 por 10 durante o dia, mas 80% das vezes fica 15 por 10. O médico me falou que isso é síndrome do pânico, então gostaria de confirmar se realmente é isso ou pode ser problema no coração.

Marcus, a síndrome de pânico é uma realidade. muitas vezes o seu inicio ocorre depois de um evento medico importante (no caso esse mal estar depois do exercício). No entanto, é bom fazer uma avaliação melhor do seu comportamento pressórico. nesse caso uma MAPA ou uma MRPA poderia esclarecer melhor essa questão. Fale com seu medico a esse respeito.

Fernando - 25/04/2011 - Paraná

Boa tarde. Eu posso usar o modelo HEM-742INT para medir a pressão de pessoas que usam marca-passo?

Pode sim usar sem nenhum problema.

Ilda - 15/04/2011 - São Paulo

Tenho 31 anos, minha pressão na farmácia fica sempre na faixa de 14x9 e 15x10, ao mesmo instante vou ao hospital, quando chego ao hospital ela esta 13x8, sinto dores de cabeça. O que devo fazer?

A melhor forma de resolver essa duvida é procurar um medico e fazer uma mapa ou uma MRPA

Michela - 08/04/2011 - Paraná

Oi gostaria de saber se uma pessoa q tem marcapasso pode utilizar o medidor de pressão arterial digital, se vai ter alguma alteração por causa do marcapasso?

Sendo aparelho de braço com certeza pode usar sem nenhum problema. no entanto, equipamento de punho que se recomenda cruzar o antebraço em direção ao ombro oposto ficando muito perto do local de implante da bateria do marcapasso não existe informação de sua segurança.

07/04 - Leandro - Paraná

Olá boa noite, tenho 30 anos e minha pressão é em torno de 10x08 ou 10x06 direto, já chegou a 10x09. Tenho medo de acontecer alguma coisa comigo por essa pressão ser instável. Sou muito ansioso tomo Paroxetina há 6 anos.

Leandro, fique tranquilo. Sua pressão é absolutamente normal. É que a pressão varia muito e essa sua observação está apenas mostrando um fenômeno normal - variabilidade. Todas as vezes que o coração bate é com uma pressão diferente. Relaxe.

26/03 - Rivaldo - Mato Grosso do Sul

Minha freqüência cardíaca é em repouso é em torno de 50 bpm as vezes cai para 45. Isso é normal?

Sim Rivaldo, isso pode ser absolutamente normal e até saudável. muitas vezes um frequencia alta (mais que 100) é que pode ser indicativo de problemas

21/03 - Cristiane - Paraná

Adquiri um aparelho de pulso 631, nos últimos dias, percebi que mesmo não estando muito bem, verifico a pressão sempre está baixa. Hoje ao meio dia, fui ao posto de saúde verificar e deu 12x8 no aparelho do posto e no meu 10x5. Fiquei preocupada pois comprei para poder aferir em casa e não tenho certeza se está aferindo direito. Você pode me ajudar? Moro em Curitiba, onde posso levar para ver se está aferindo direito?

Cristiane, os dois aparelhos podem estar revelando a mesma coisa. É que a pressão varia mais de 80 mil vezes por dia e diferença como essa pode ser consideradas como normal. O bom é que ambas estão dentro da faixa de normalidade.

15/03 - Alda - Pará

Estou gestante de 28 semanas minha pressão 9x5. Gostaria de saber se é normal.

Alda, uma pressão arterial dessa na 28o. semana de gestação é tudo que podemos pedir a Deus. Mesmo assim, continue vigilante porque há uma modalidade de hipertensão denominada pré eclampsia que pode aparecer depois dessa data. Não acredito que isso possa acontecer com você. Continue tendo uma boa gestação e tenha um lindo e saudável filho.

13/03 - Omar - São Paulo

Adquiri o aparelho de HEM-710INT. Eu possuía o de pulso e fui recomendado a usar o de braço. Tive infarto em 2007 e venho tomando Captopril 3x ao dia e após o almoço AAS 100 infantil. Faço caminhadas e minha pressão está normalmente em 12 ou 11,7 por 7,5 ou 8. Minha esposa teve de ser atendida no hospital e fui com ela de ambulância. Fiquei muito enjoado, suei muito e acabei vomitando. No hospital eu estava com 15 x 10 e fiz um eletro por precaução. Nada foi constatado, porém, desde o dia 2/3, minha pressão não voltou ao seu normal e está em 14,5 x 9 na média. Tenho 72 anos e faço o tudo em casa e ainda dou 1 aula por semana.

Estimado Omar, uma pressão de até 15 aos 72 anos pode ser considerada como normal. O estranho é que esse comportamento tenha aparecido de repente. Consulte seu médico para avaliar formas de hipertensão por problemas de artéria renal que pode ser agravada com a idade.

31/01/2011 Marco - SP

Tenho um monitor modelo : HEM-412C - ele liga normalmente só que não marca, da erro, sempre ...

Algumas coisas podem determinar erros sem necessariamente ser problemas do monitor. Arritmias (especialmente fibrilação arterial) costumam dar erros de medida. Teste em outra pessoa para ver se isso se repete. Caso positivo entre em contato com a assistência técnica.

21/01/2011 Mário - PE

Minha pressão é sempre 10x6. É normal?

Sim, essa pressão é absolutamente normal. Caso não sinta nada prepare-se para viver muito. Essa e uma pressão de longa vida.

21/01/2011 Paulo - SP

Tenho 23 anos e minha familia quase toda é hipertensa, descobrir recentemente que tenho um sopro, e gostaria de saber qual o limite que minha pressão pode chegar? Ela já foi a 15x10.

A pressão considerada ideal é a inferior a 12 x 8. O diagnóstico de pressão alta deve ser em visitas sucessivas e a pressão maior ou igual a 14 x 9. é bom lembrar que medidas isoladas acima desses valores não servem para diagnóstico. A pressão varia muito e para o diagnóstico, devemos ter pressões repetidas. Com essa sua história familiar de pressão alta é importante lembrar que pressão alta é uma doença prevenivel. Um estilo de vida saudável, andar, comer pouco sal, comer frutas verduras e legumes regularmente, não engordar e se beber fazer com moderação, pode evitar que sua história familiar se reproduza em você.

11/01/2011 Renata - SP

Bom dia, adquiri um monitor de PA dessa marca e a pessoa que usa o aparelho tem notado algo estranho: a pessoa é hipertensa, começa a sentir-se mal, verifica a PA, aparece 12x8, mesmo estranhando os sintomas com os resultados do aparelho foi em uma drogaria comparar com um monitor simples que detectou uma PA alta, após esse episódio a usuária me informou que por algumas vezes sua PA mostrou baixa 10x6 nesse aparelho, nisso ela deduziu que estava tudo bem, já que anteriormente constava 12x8 sendo que ela estava passando mal. Enfim, julgo que isso não é normal e nem o correto, como devo proceder para que esse aparelho possa passar por uma revisão?

Renata, bom dia. Estou remetendo seu e-mail para a assistência técnica da Omron no Brasil. No entanto, devo lhe dizer o seguinte: uma coisa é medir a PA em casa, e outra é medir a PA na farmácia. Em casa a PA chega a ser 40mmHg mais baixa. A outra coisa, é que a hipertensão é sempre uma doença pouco sintomática ou mesmo assintomática. O fato de estar se sentindo mal e a PA normal, não significa necessariamente que o aparelho está ruim ou descalibrado. Procure checar a informação do valor da PA encontrado com seu médico. Tenho trabalhado sempre com essa marca e nunca tive problemas. Quaqluer outra dúvida não hesite em contatar-me.

16/12/2010 Vera - SP

Comprei um aparelho de pressão de pulso modelo HEM-631INT, só que sempre mostra minha pressão baixa: 4/8 ou 5/9. Na clinica é 8/12 ou 77/11. Como dei de presente para meu marido, ele tem pressão alta, agora estou preocupada se devo levar o aparelho para fazer revisão.

Estimada Vera, a pressão medida em casa geralmente é bem mais baixa que no consultório. As vezes até 40mmhg menos. Um aparelho de pulso serve para ter uma base da pressão e informar ao médico, que pode dar o valor devido. Não vejo nenhum problema em deixar seu marido fazer uso dele pelo fato de ser hipertenso, a informação é a mesma para pessoas normais e hipertensas.

15/11/2010 Leonie - SP

Tenho feito a medição de pressão em casa e em consultas e ela está sempre por volta dos 11X7. Isso é normal, ou tenho pressão baixa. Sinto mais frio que outras pessoas de meu convívio, isso será uma consequência?

Estimada Leonie, você tem pressão normal. Pressão baixa é sinal de longa vida. O risco de adoecer do coração já começa a partir de 11,5 x 7,5. Então comemore.

28/10/2010 Alexandre - RS

Boa Noite. Estou com problema de presssão arterial, e necessito comprar um aparelho de medição automático para medir regularmente.A minha dúvida é quanto circunferência da braçadeira do equipamento onde fala que serve em braços até 320 mm e possuo 400 mm. Terei que trocar a bracadeira por uma maior ou a original entregará o resultado preciso?

Alexandre, a sua observação é fundamental. O ideal é que você peça uma braçadeira de acordo com seu braço. As convencionais servem até 32 cm de circunferência. Os equipamentos Omron oferecem essa opção de braçadeiras de tamanhos diferentes. Caso você adquira um equipamento com braçadeira de 32cm a avaliação de sua pressão pode ser falsamente alta.

19/10/2010 - Carlos -SP

Olá, descobri recentemente que sou hipertenso, segundo meu médico. Gostaria de saber quais medidas são adequadas no combate à hipertensão.

Estimado Carlos,
Independente do fato de ser ou não medicado pelo seu médico, algumas medidas são bastante efetivas para controle da pressão arterial: perder peso, diminuir o consumo de alimentos salgados, aumentar a ingesta de frutas, verduras e legumes (maior oferta de potássio), andar e moderar o consumo de bebida alcoólica. Se fuma parar de fumar.

Fale com o especialista

Dr. Marco Mota
Professor Titular de Cardiologia da Faculdade de Medicina da UNCISAL
CRM 718

Confira a Coluna

Cadastro

Faça seu cadastro para receber informações sobre saúde e dicas de nosso especialista.

Cadastre-se aqui
by vm2