Dicas saudáveis

Confira os melhores 6 exercícios físicos para emagrecer!

exercícios físicos para emagrecer

Colocar em prática os melhores exercícios físicos para emagrecer pode gerar resultados satisfatórios. Muita gente que vai atrás desses exercícios tem em vista um único objetivo: mudar a estética corporal. Embora a aparência seja relevante para a autoestima da maioria das pessoas, existem outras preocupações envolvidas no processo de emagrecimento.

Para otimizar esse processo, primeiro é importante se planejar. Conversar com seu médico antes de iniciar a nova rotina pode ajudar a verificar se está tudo bem com a sua saúde. Uma vistoria assim serve para entender se os exercícios que serão praticados não são muito pesados para o organismo e qual é o melhor ritmo para alcançar o que você quer.

Um cuidado especial com as roupas também é importante: use trajes que garantem uma certa liberdade de movimento. Agora que você conhece algumas providências básicas, continue para descobrir mais dicas poderosas.

A saúde sempre deve ser colocada em primeiro lugar

Manter-se no peso adequado também é uma questão de saúde. Na ânsia de perder peso rapidamente, muita gente se esquece de que os exercícios precisam ser aliados a outros hábitos, como uma dieta balanceada, a regularidade no sono e uma boa hidratação.

Dessa forma, fica mais fácil eliminar de vez problemas derivados do excesso de gordura corporal. Alguns exemplos são baixo desempenho em atividades que demandam alguma resistência física, fadiga excessiva, indisposição, dificuldades para dormir e risco maior de desenvolver doenças, como diabetes, pressão alta e problemas cardiovasculares.

Os hábitos associados à rotina de treinos contribuem para que você alcance seus objetivos com os exercícios físicos para emagrecer sem prejudicar sua saúde. Então mãos à obra.

Os 6 melhores exercícios para emagrecer

Uma rotina de exercícios planejada com foco no longo prazo e de acordo com as particularidades de cada pessoa, tende a gerar os resultados desejados. Atrelando tudo isso a hábitos de um estilo de vida mais saudável, o emagrecimento se torna um resultado quase que inevitável.

Para ajudar você nesse desafio, trouxemos as melhores sugestões aqui embaixo. Acompanhe.

1. Treino HIIT

O HIIT é um treino de alta intensidade. A sua proposta é ter sessões mais curtas de exercícios que trazem resultados iguais ou até melhores se comparados a treinos moderados de longa duração. HIIT é a sigla para High Intensity Interval Training ou, em português, Treino Intervalado de Alta Intensidade.

O método consiste em alternar exercícios de alta intensidade com períodos curtos de baixa movimentação. Por exemplo: você faz 50-60 polichinelos e depois descansa durante 20 segundos, fazendo isso até completar 10 ou 15 minutos de treino.

O aumento e redução na frequência cardíaca geram uma série de benefícios para a saúde e para o condicionamento físico, como a queima de gordura e a melhora na capacidade cardiorrespiratória.

2. Corrida

A corrida é uma atividade simples, que não precisa de muitos equipamentos ou mensalidade em uma academia, mas é muito eficaz para o emagrecimento e aumento da resistência física e cardiovascular. O ritmo de uma corrida pode variar para cada pessoa, mas a recomendação para iniciantes é manter um ritmo baixo ou moderado.

O tempo de corrida também varia de acordo com a capacidade de cada um. O mais comum é que a intensidade da prática e o tempo de corrida aumentem aos poucos. O primeiro passo é saber se a corrida é uma atividade recomendada pelo seu médico, que pode sugerir o tempo e o ritmo ideais de acordo com suas particularidades físicas.

3. Natação

A água oferece mais resistência do que o ar, e isso torna a natação uma excelente atividade física para emagrecer com saúde. Nadar não oferece grande impacto nas articulações, embora seja muito recomendado para quem quer ter um bom ganho de massa muscular. A grande vantagem é que a musculatura tende a ser fortalecida como um todo, e não apenas em uma região específica.

4. Artes marciais

As artes marciais ou aulas de luta geram benefícios para o corpo e para a mente. Além de ajudarem com um gasto calórico elevado durante as práticas, elas permitem que as pessoas desenvolvam uma boa defesa pessoal para situações de perigo.

Então, se você está pensando em começar algum tipo de luta, não perca mais tempo. Algumas das artes marciais mais conhecidas são Muay Thai, MMA Kickboxing, Krav Maga e Jiu-Jitsu.

5. Treino funcional

Um treino funcional é uma excelente opção para quem não tem muito tempo de malhar e busca exercícios para emagrecer com resultados eficazes. O método consiste em reunir um conjunto de exercícios funcionais para aumentar a capacidade cardiorrespiratória, durante 15 a 30 minutos, sequenciados de pausas breves.

Quer um exemplo? Você pode reunir exercícios em sequência e, em seguida, fazer pausas de 1 ou 2 minutos — corrida rápida, agachamento, polichinelos, saltos verticais e pular corda. Muitas academias oferecem modalidades de treino funcional, nas quais os alunos trabalham com pesos e outros equipamentos para otimizar ainda mais os resultados.

6. Jump

Muito popular em academias, o Jump é um dos exercícios físicos para emagrecer mais recomendados se você quer aliar saúde e diversão. Em apenas uma hora de aula, é possível queimar de 300 a 600 calorias. O tempo passa rápido enquanto você treina em uma cama elástica individual e se mantém motivado com uma música animada.

Além de contribuir para o emagrecimento saudável, o Jump ajuda na consciência corporal e faz com que o praticante melhore sua coordenação motora. Normalmente, ele é praticado em coreografias em grupo, sempre acompanhadas por um professor.

Bônus: exercícios para fazer em casa

Pensou que acabou? Separamos um extra para otimizar os resultados dos seus treinos. Listamos alguns exercícios que podem ser incorporados "oficialmente" na sua rotina ou realizados para substituir algum outro quando você precisar ficar em casa. Veja:

  • dança;
  • agachamentos;
  • flexões de braço;
  • abdominais;
  • polichinelos;
  • prancha;
  • pular corda.

Como podemos ver, o que não faltam são opções de exercícios físicos para emagrecer. E alguns deles podem ser feitos sem sair de casa. Mas é importante lembrar que os exercícios não funcionam sozinhos. Com foco e responsabilidade, é possível adotar outros hábitos saudáveis para emagrecer sem prejudicar sua saúde.

E então, gostou do conteúdo? Siga a Omron nas redes sociais para acompanhar mais dicas e novidades sobre saúde e bem-estar. Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.

Share

Sugestões de artigos

Infarto ou ansiedade? Como distinguir os dois?

Infarto ou ansiedade? Como distinguir os dois?

Você sente seu peito apertar, sua frequência cardíaca dispara e ... Infarto ou ansiedade? Como distinguir os dois?

tempo chuvoso

Tempo chuvoso: quais cuidados com a saúde você deve tomar nesse período do ano?

Você já reparou como nosso corpo reage ao clima? Em ... Tempo chuvoso: quais cuidados com a saúde você deve tomar nesse período do ano?

artrite

Artrite: saiba mais sobre a doença e veja como tratá-la!

Conheça os diferentes tipos de artrite e descubra quais tratamentos são indicados para cada um. Saiba mais lendo este artigo!

alongamento exercício físico

Alongamento pré e pós exercício físico: como fazer? Descubra aqui!

A importância do alongamento no exercício físico nem sempre é ... Alongamento pré e pós exercício físico: como fazer? Descubra aqui!